Tenha Medo – Ele é Um Mal Que Vem Para o Bem

Fiz muitas entrevistas de emprego na minha vida, principalmente para vagas de atendentes de telemarketing (não fico feliz em dizer isso, mas é verdade). Posso dizer que estou calejado, sei me expressar bem, sei me vender para a empresa, sei demonstrar que tenho certo conhecimento e habilidades de vendas.

Já trabalhei com telemarketing em ativo de vendas, receptivo de vendas, suporte técnico, retenção, e novamente com suporte técnico. Mas depois que fui demitido da última empresa que trabalhei no setor de SAC prometi para mim mesmo que nunca mais procuraria empregos como esses.

Porém… Quando decidi que não iria mais trabalhar com telemarketing eu teria que procurar emprego em outra área de atuação. Decidi então enviar currículos para agências de publicidade e marketing. Eu tenho facilidade no aprendizado, tenho noções de marketing de conteúdo, sei criar imagens para posts em redes sociais, tenho certificações da Rock Content, então me senti apto para tal.

Uma empresa me enviou um email informando de uma vaga para estagiário em social media, e me convidando para uma entrevista, que acabei confirmando minha participação. A partir daí, o medo começou a tomar conta da minha cabeça… E vou narrar isso para vocês agora!

Eu Pensei Em Não Ir

Deixa eu explicar: A vaga era para ESTAGIÁRIO, eu não estudo nem faculdade e nem curso técnico; também era para escrever sobre política, e embora eu tenha uma familiaridade, não é um assunto que eu goste de escrever (se depender de mim, eu nunca falarei aqui no blog sobre); nunca tive experiência com social media e nem em agências de publicidade, eu teria que aprender como me virar caso a pessoa me colocasse na vaga.

Young woman discussing during a job interview at office

Eu não tinha experiência na função, e muito menos, o estudo adequado para realizar tarefas. Ainda assim, confirmei a minha participação.

O medo começou a vir na minha cabeça. Frases como “por quê alguém escolheria uma pessoa sem estudo para trabalhar lá?” começaram a ficar cada vez mais acentuada na minha cabeça. E o pior: eu comecei a dar ouvidos a essas frases.

Vencer O Medo É Preciso

Imagina: você quer tanto morar em outro país, e depois de muita luta você consegue o visto, compra a passagem, se despede da família, faz o caramba à quatro para ficar tudo certo e PRONTO! Tudo certo!

E você vai desistir de ir por causa do medo de avião? NÃÃÃÃO!

Cara, coisas importantes na nossa vida exigem a superação do medo. Coisas como um emprego novo, formar uma família, estudar fora ou sejá lá qual for o seu sonho. Tudo que pode ser importante vai te deixar com medo, só não podemos deixar que ele nos impeça.

Como Diria Ted Mosby …

Ted's_class_1

O meu querido professor de arquitetura, Ted Mosby mencionou em um episódio de How I Met Your Mother: “Se você não está com medo significa que você não está se arriscando, e se não está se arriscando, o que você está fazendo?”.

Faz todo o sentido. Se está com medo porque o que está fazendo é algo importante para você, e isso é ótimo desde que não deixe o medo ser superior a sua força de vontade. É como querer tanto dirigir, mas quando finalmente tiver um carro em mãos não conseguir nem dar a partida por medo de bater em pessoas na rua.

Se eu tivesse ficado com medo e ficasse em casa naquela segunda-feira de maio, eu não teria comparecido na entrevista de emprego mais foda da minha vida. Eu não consegui a vaga, mas foi incrivelmente foda.

Se gostou do post e quiser ficar sabendo dos próximos textos, curte a página do blog no Facebook >>> clica aqui, ó!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s