O Que os Personagens de O Senhor dos Anéis nos Ensinam – PT 01

Em 2001, o diretor Peter Jackson trouxe para o cinema uma adaptação de uma série de livros que eu guardaria comigo para o resto da vida. O Senhor dos Anéis é uma trilogia de filmes adaptada da trilogia de livros do autor britânico J.R.R.Tolkien e o primeiro filme é intitulado de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel.

Infelizmente, eu não li os livros até hoje (o que pretendo fazer em breve), mas já assisti os filmes e tenho uma regra que pelo menos uma vez por ano tenho que fazer uma maratona dos filmes.

Gosto de assistir a filmes pensando no que posso absorver de bom para minha vida. Pensando o que cada personagem pode ensinar; o que determinada situação pode me ajudar no meu dia-a-dia e depois, tento aplicar… e em O Senhor dos Anéis foram muitas lições aprendidas.

Agora, vou compartilhar com vocês o que aprendi com alguns dos personagens principais. Então pega sua caneca de café e se quiser pode colocar leite também, e vamos à leitura.

  • Frodo Bolseiro

c2ec07b25540a7c4414276ba8c6daef8

Há quem diga que Sam seja o verdadeiro herói do filme… Eu sou uma das pessoas que pensam assim, mas o sobrinho de Bilbo e portador do anel tem crédito que não pode ser tirado dele.

Embora ele tenha se recusado a jogar o Um Anel nas chamas de Mordor, foi ele quem levantou a mão e aceitou a missão de leva-lo até as terras de Sauron. Enquanto outros se acovardaram pelo poder contido no anel e outros queriam usar em beneficio próprio, Frodo saiu do Condado com ele pendurado no pescoço e permaneceu assim até o fim.

O Bolseiro nos ensina a importância de tomar iniciativa nas decisões importantes da vida. Ele tinha noção de que toda a Terra Média dependia do sucesso da sua missão e que ele não era o mais ágil, o mais inteligente ou o mais forte da comitiva reunida em Valfenda.

Frodo nos ensina que para aceitar algo importante em nossas vidas nós não precisamos ser os melhores para uma missão, mas sim, dar o nosso melhor em prol de algo. Quem sabe o que poderia ter acontecido se quem ficasse encarregado da missão fosse Boromir, Aragorn ou qualquer um dos outros ali presente?

  • Samwise Gangee1200

Definitivamente o herói da história. Sam foi encarregado pelo próprio Gandalft para cuidar de Frodo, uma missão que ele não pensou em recusar em nenhum momento.

Sam demonstra uma lealdade inacreditavel a seu amigo, pois em 3 ocasiões ele poderia ter deixado Frodo continuar sua viagem para destruir o Um Anel, e regressar para a segurança do Condado…

A primeira é em Valfenda, quando foi criada a Sociedade do Anel. Outro momento é no fim do primeiro filme, quando Boromir morre e Frodo resolve partir de barco sozinho. E finalmente, quando Frodo persuadido por Gollum, manda Sam voltar e empurra o hobbit penhasco abaixo.

Todas essas ocasiões não foram pareas para o pequeno herói abandonar o seu dever de proteger o seu amigo. Mesmo Frodo mostrando grande “filhadaputisse”, Sam estava com ele… Até quando, dentro da montanha da perdição, Frodo se recusa a jogar o Anel.
É isso o que Sam, O Bravo nos ensina, lealdade.

  • Bilbo Bolseiro

    bilbo_smoking_a_pipe12

As vezes precisamos reconhecer que já vivemos as aventuras que tinhamos pra viver, e deixar que outra pessoa viva novas aventuras por nós.

É isso o que o Bolseiro tio do Frodo nos ensina. Depois de ter participado da Companhia de Throrin, brincado de adivinhas no escuro e conversar com um dragão, era tempo de Bilbo Bolseiro ter o seu descanso.

E não há problema algum nisso. Com o passar dos dias vamos envelhecendo, e com cada passo que damos, deixamos algo para trás, seja isso algum habito nosso, algo que temos de valioso como o Anel de Poder ou até mesmo um parente ou amigo muito querido. As coisas infelizmente tomam rumos que não podemos reverter.

Mas Bilbo teve uma boa vida, soube aproveitar a oportunidade quando Gandalf e 13 anões apareceram na sua toca hobbit, a aventura que ele teve mudou sua vida para melhor. E no fim dela, pode ter descanso para terminar de escrever suas memórias em Lá E De Volta Outra Vez.

Bilbo Bolseiro merece um texto só dele, mas isso fica para uma próxima.

 

Esse foi apenas o primeiro texto, vai ter ainda uma segunda parte com os personagens Gimli, Legolas, Merry e Pippin.

Os personagens ensinam mais alguma lição para você? Deixa aqui nos comentários e vamos ver quantas outras lições podemos aprender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s